Ao longo de todo o ano é possível avistar cetáceos nos Açores, principalmente as espécies residentes no arquipélago: cachalotes, golfinhos roazes, golfinhos comuns e golfinhos de risso.
Dizemos que são espécies residentes porque na verdade são as espécies de cetáceos que encontramos ao longo de todo o ano, ao largo das ilhas dos Açores. É certo que ainda não há evidências claras de que estas quatro espécies vivem permanentemente no arquipélago, mas sabemos que encontramos sempre golfinhos comuns, golfinhos roazes e de risso e cachalotes. E temos a certeza de que alguns dos indivíduos destas espécies são avistados com relativa frequência no arquipélago, isto é, são vistos em repetidas ocasiões.
Temos este conhecimento graças aos dados que os nossos biólogos recolhem durante todas as viagens no mar. São registados os animais que são avistados, as coordenadas GPS para saber exatamente a sua localização e a nossa equipa a bordo tira também fotografias aos animais para que os biólogos marinhos possam fazer foto identificação. Isto é, fazer a comparação entre diferentes fotografias para perceber se são indivíduos já conhecidos ou se são novos animais.
Para ver algumas das maiores baleias do mundo, a melhor altura é durante a primavera. Os meses de abril e maio são geralmente os melhores para ver baleias comuns, baleias azuis e baleias sardinheiras.
Para ver algumas das maiores baleias do mundo, a melhor altura é durante a primavera. Os meses de abril e maio são geralmente os melhores para ver baleias comuns, baleias azuis e baleias sardinheiras.
Connosco as experiências de mar envolvem uma componente educativa e responsável.
Junte o melhor que se pode fazer na ilha de São Miguel combinando uma aventura de mar e mais uma de terra. Pode juntar uma experiência de observação de baleias e golfinhos com uma visita ao ilhéu de Vila Franca do Campo, ou ir às Sete Cidades ou à Lagoa do Fogo.
Escolhido o percurso respire fundo antes de iniciar a marcha. Encha bem os pulmões com o ar puro da natureza açoriana. Depois abra bem os olhos para contemplar toda a diversidade de fauna e flora que vai encontrar. Caminhe, por isso, sem pressa. O verde, a água e as tradicionais vacas brancas e pretas serão, seguramente, uma constante na sua linha de visão ao longo da caminhada. Em todas as ilhas existem trilhos devidamente homolgados, com extensões e dificuldades para todos os níveis de praticantes. Um dos mais carismáticos e procurados ao longo de todo o ano é o da montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal. No total são 2.351 metros de altura. Chegado ao cume, aprecie calmamente a vista panorâmica sobre as ilhas do Pico, Faial, S. Jorge e Graciosa. Escalar esta mítica montanha é uma experiência desafiadora, mas que se revela surpreendente. Vale mesmo a pena o esforço. Mas o leque de oferta da Futurismo Azores Advenrures abarca muitas outras direções e quilómetros. Por exemplo há caminhadas em zonas rurais ou de costa, que passam por lagoas, ribeiras, nascentes de água quente, fumarolas, montanhas, florestas, crateras vulcânicas e velhas estradas de terra batida. Cansado? Olhe que há muito mais para palmilhar nestas ilhas do que possa imaginar. Todos os nossos programas de passeio a pé são projetados cuidadosamente para provocar experiências memoráveis. Além do contato direto com a natureza procuramos incluir, tanto quanto possível, a sabedoria, usos e costumes transmitidos pelos próprios habitantes locais, que melhor do que ninguém têm histórias e experiências para relatar.