05 Abr 6% do serviço de táxi é agora originado na rua.
Apenas 6% do serviço de táxi é agora originado na rua. Isto deve-se ao facto de a esmagadora maioria dos portugueses estar a cumprir escrupulosamente o confinamento a casa. Este confinamento parece estar a dar resultados no controlo da pandemia COVID-19, de acordo com os últimos dados reportados pela DGS. Como resultado, as ruas de Lisboa estão desertas, cingindo-se a mobilidade às deslocações essenciais e inadiáveis. O táxi, como serviço público, continua a assegurar essa mobilidade urgente, com enormes cuidados na desinfecção dos veículos. Além disso, há também amplas restrições no número de passageiros transportados por viagem. Esta mobilidade urgente é essencialmente gerada por chamada, como fica bem patente no gráfico acima, onde é visível que apenas 6% do serviço de táxi é agora originado na rua.
As experiências de alguns táxis
São vários os nossos táxis que reportam que durante todo o dia os únicos serviços que fizeram foram enviados por nós. Estes pedidos chegam-lhes por telefone, pela APP Taxi-Link (iOS ou Android), ou pelos nossos kiosks. Como a licença 50 dos Táxis do Restelo, ilustrada na fotografia, tirada na passada sexta-feira, 3 de Abril, que fez no dia anterior 6 serviços, sendo a totalidade destes serviços pedidos pelo sistema Taxi-Link.
Também a licença 1979 (foto abaixo), igualmente dos Táxis do Restelo, completou 6 serviços no mesmo dia, que poderiam ter sido 7 se um dos clientes não tivesse falhado na comparência ao pedido efectuado. Também neste caso estes 6 serviços foram na sua totalidade distribuídos pelo sistema Taxi-Link, não tendo sido efectuado nenhum serviço com origem na rua ou praça de táxi.
Esta ausência de serviço de rua é um bom indicador sobre o cumprimento por parte dos portugueses do confinamento a casa. Esta é a medida mais eficaz no combate à propagação da pandemia COVID-19. A importância dos call-centers, APPS e outras alternativas para a chamada do táxi têm ainda mais significado nestes dias de estado de emergência.
V a m o s j u n t o s .